Endereço: Av. Raul Veiga, 123 - Lj 03 - Centro

Telefax: (22) 2551-1220

INFORMATIVOS

Publicado em 26/02/2013 e visualizado 1063 vezes

Recrutamento e Seleção

O processo de Recrutamento e Seleção vem ocorrendo há muito tempo. Assim que se iniciou a organização dos povos é possível notar este sistema. O mesmo era reparado principalmente onde havia a preocupação em escolher as pessoas mais aptas a executar atividades específicas.

Com a Revolução Industrial no século XVIII, foi notável a fragmentação de tarefas, alienando o trabalhador do processo de criação e lhe dando uma única execução de trabalho. Com isso, este processo passa a ser determinado pelas necessidades específicas, fundamentando-se na designação do segmento operacional.

Em 10983, Chiavenato efetuou a definição de recrutamento e seleção de candidatos de maneira simples, segundo ele trata-se da “escolha do homem certo para o cargo certo”. O Recrutamento e Seleção passou por diversos momentos, acompanhando os processos históricos, e hoje é considerado fundamental na cultura organizacional de uma empresa que busca funcionários portadores de um determinado comportamento adequado a visão e objetivos da mesma.

As duas palavras que geralmente andam juntas, Recrutamento e Seleção, vêm sendo cada vez mais utilizadas por empresas que pretendem contratar funcionários, sejam eles fixos ou temporários, tornando-se desta maneira, cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Mas afinal, o que é Recrutamento e Seleção?

 

Uma boa gestão de pessoal é condição necessária para o sucesso de uma empresa/organização, e é através do Recrutamento e Seleção que é dado o primeiro passo a fim de que a gestão de pessoas seja iniciada. O processo de recrutamento e seleção  permite às empresas suprirem suas necessidades de recursos humanos de acordo com os seus objetivos. Trata-se de um conjunto de práticas e métodos para atrair candidatos qualificados a ocupar posições dentro das corporações. É fundamentalmente, um sistema de informação por onde a empresa anuncia ao mercado de recursos humanos a vaga que pretende preencher.

Dividindo e decodificando os termos podemos definir “recrutamento” como a procura e atração de candidatos para ocupar certo cargo, enquanto “seleção” consiste na escolha do candidato que exercerá essa função disponível. Todo esse processo varia de organização para organização, ele depende diretamente da indigência da empresa, sendo uma atividade de relações públicas e comunicação com o ambiente externo, com o objetivo de atrair candidatos para futura seleção.

Fonte da Notícia: www.recrutamentoeselecao.net
Voltar

Aciacor © 2011/ 2018. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

  • Sindicato do Comércio
  • Sebrae
  • Unimed
  • Unimed
77048 visitas | 1 visitante online