Endereo: Av. Raul Veiga, 123 - Lj 03 - Centro

Telefax: (22) 2551-1220

INFORMATIVOS

Publicado em 07/03/2013 e visualizado 625 vezes

Qual O Valor Do Seu Diploma?

Quantas vezes você se perguntou quanto vale e qual a importância do seu diploma? Talvez você tenha se questionado isso antes mesmo de entrar na universidade.

Recentemente, no Reino Unido, uma pesquisa procurou entender como os graduandos se sentiam em relação aos seus diplomas: 67% dos estudantes responderam que a universidade oferecia vantagens na hora de encontrar um emprego. O curioso é que 18 meses depois os mesmos estudantes responderam as mesmas perguntas e somente metade deles afirmou que o diploma os ajudou na inserção no mercado de trabalho.

O resultado se deve ao momento econômico vivido no Reino Unido. O país passa pela maior recessão econômica da história da Europa. No Brasil o cenário é diferente, a lógica é: mais estudo, mais renda. O salário pode subir até três vezes quando o brasileiro possui diploma universitário.

Em relação aos trabalhadores que possuem apenas o Ensino Médio completo, a diferença chega a 160%. No entanto, essa distância já foi maior. Em 2002, a renda do trabalhador diplomado chegava a 192%, o ponto mais alto das últimas décadas. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE, mostra que a diferença diminuiu nos últimos anos em razão de uma oferta maior de mão de obra para Ensino Médio.

Ainda assim, o nicho de mercado para diplomados é maior. A grande questão é voltar a pensar na lógica citada acima, o trabalhador brasileiro não pode parar no ensino superior. Segundo os dados do IBGE, são 92,5 milhões de trabalhadores no Brasil, desse total, apenas 771.409 têm mestrado ou doutorado. Isso significa um porcentual inferior a 0,9% do total de empregados no País. Assim, o salário dobra em relação aos que têm diploma universitário e 426% maior em relação a quem só concluiu o ensino médio.

Voltar

Aciacor © 2011/ 2018. Todos os direitos reservados. Poltica de Privacidade

  • Sindicato do Comrcio
  • Sebrae
  • Unimed
  • Unimed
79354 visitas | 1 visitante online