Endereço: Av. Raul Veiga, 123 - Lj 03 - Centro

Telefax: (22) 2551-1220

INFORMATIVOS

Publicado em 04/06/2011 e visualizado 781 vezes

Obrigações do Empreendedor Individual

Empreendedores Individuais de Teresópolis assistiram nesta terça-feir, dia 19, a uma palestra sobre as obrigações que devem cumprir para manter a saúde financeira da empresa. A palestra foi ministrada pela consultora do Sebrae/RJ Jeiza Cavalier. Ela informou aos empreendedores sobre os impostos e taxas que precisam ser pagas mensalmente e a importância de manter em dia a contabilidade do negócio,  anotando as compras e as vendas realizadas.

Os participantes receberam explicações sobre contribuição previdenciária, auxílios a que têm direito e a importância da emissão de notas fiscais. Eles também foram informados sobre onde conseguir informações na internet, especialmente no Portal do Empreendedor e no site do Sebrae/RJ.

Foram quase duas horas de informações e esclarecimentos de dúvidas. Patrícia Correa Gomes tem uma tecelagem e confecciona casacos. Ela resolveu assistir a palestra para saber mais sobre a emissão de notas fiscais. “Nada melhor do que o pessoal do Sebrae para esclarecer nossas dúvidas. E as informações que recebi aqui serão muito valiosas para o meu negócio”, diz. Anderson Quirino pretende se formalizar como EI e resolveu assistiu a palestra para “ampliar os conhecimentos e abrir a empresa com os pés no chão”. A EI Cristina Oliveira retirou todas as dúvidas sobre os pagamentos mensais obrigatórios e achou a palestra muito informativa. “Mas eu tenho que fazer mais visitas ao Sebrae. É muito importante essa ajuda prá gente que está começando uma empresa”, explicou.

A consultora Jeiza Cavalier informou que a idéia da palestra surgiu durante os atendimentos feitos no Balcão Sebrae de Teresópolis.  A maior dificuldade notada pelos técnicos foi a falta de cuidado com a contabilidade. “Na preparação da declaração anual nós notamos que as pessoas nem sabiam o faturamento mensal. E esta é uma deficiência que precisa ser corrigida,” orienta Jeiza e conclui: “a gente formaliza o EI e tem a obrigação de mantê-lo informado e bem orientado para que ele não tenha problemas com a empresa dele.”

Fonte da Notícia: Sebrae - Reconstruir Região Serrana
Voltar

Aciacor © 2011/ 2018. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

  • Sindicato do Comércio
  • Sebrae
  • Unimed
  • Unimed
85968 visitas | 1 visitante online