Publicado em 04/06/2011 e visualizado 806 vezes
Obrigações do Empreendedor Individual

Empreendedores Individuais de Teresópolis assistiram nesta terça-feir, dia 19, a uma palestra sobre as obrigações que devem cumprir para manter a saúde financeira da empresa. A palestra foi ministrada pela consultora do Sebrae/RJ Jeiza Cavalier. Ela informou aos empreendedores sobre os impostos e taxas que precisam ser pagas mensalmente e a importância de manter em dia a contabilidade do negócio, anotando as compras e as vendas realizadas.
Os participantes receberam explicações sobre contribuição previdenciária, auxílios a que têm direito e a importância da emissão de notas fiscais. Eles também foram informados sobre onde conseguir informações na internet, especialmente no Portal do Empreendedor e no site do Sebrae/RJ.
Foram quase duas horas de informações e esclarecimentos de dúvidas. Patrícia Correa Gomes tem uma tecelagem e confecciona casacos. Ela resolveu assistir a palestra para saber mais sobre a emissão de notas fiscais. “Nada melhor do que o pessoal do Sebrae para esclarecer nossas dúvidas. E as informações que recebi aqui serão muito valiosas para o meu negócio”, diz. Anderson Quirino pretende se formalizar como EI e resolveu assistiu a palestra para “ampliar os conhecimentos e abrir a empresa com os pés no chão”. A EI Cristina Oliveira retirou todas as dúvidas sobre os pagamentos mensais obrigatórios e achou a palestra muito informativa. “Mas eu tenho que fazer mais visitas ao Sebrae. É muito importante essa ajuda prá gente que está começando uma empresa”, explicou.
A consultora Jeiza Cavalier informou que a idéia da palestra surgiu durante os atendimentos feitos no Balcão Sebrae de Teresópolis. A maior dificuldade notada pelos técnicos foi a falta de cuidado com a contabilidade. “Na preparação da declaração anual nós notamos que as pessoas nem sabiam o faturamento mensal. E esta é uma deficiência que precisa ser corrigida,” orienta Jeiza e conclui: “a gente formaliza o EI e tem a obrigação de mantê-lo informado e bem orientado para que ele não tenha problemas com a empresa dele.”