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Publicado em 04/06/2011 e visualizado 1129 vezes

Simplicidade criativa: o melhor atalho para o sucesso

Hoje, primeiro de setembro, os alunos de Comunicação Social assistiram a uma palestra sobre a importância da simplicidade na criação de campanhas publicitárias, tendo como palestrante o diretor de criação da 11:21, Gustavo Bastos. Quem também marcou presença foi Marion Green – diretora da ABP, que abriu a palestra convidando os alunos a participarem do 2º Concurso Cultural Universitário do Festival Brasileiro de Publicidade. (Para saber mais sobre o concurso, clique aqui.)

Abordando o tema “Simplicidade Criativa”, Gustavo Bastos inicia a palestra dizendo que as ideias mais simples são também as de maior repercussão no mercado e que em tempos de grande diversidade das mídias, repercussão é tudo. O trabalho publicitário deve ser marcante, rápido e criativo sem que para isso precise ser complexo. Há 20 anos o consumidor brasileiro tinha acesso a apenas cinco canais de TV, dois jornais e recursos de mídia limitados. Atualmente são mais de 200 canais nas TVs aberta e fechada, rádios segmentadas, milhares de sites, blogs e redes sociais compondo as mídias no país. Com a ascensão da internet, além do meio impresso os jornais estão cada vez mais aderindo à publicação online, um exemplo disso é o JB que encerra hoje seu formato impresso, publicando suas matérias somente através do JB Digital.

E a publicidade não para por aí! Existem também as campanhas expostas em elevadores, ônibus, táxis, escadas de shopping e metrô. Para que um projeto publicitário obtenha sucesso é necessário que seja simples e objetivo. “Você consegue criar coisas muito legais para um cliente que não tem grana.”, argumenta Gustavo Bastos e completa: “Mas nem sempre aquilo que é pouco complexo remete ao baixo custo. Pode acontecer de uma campanha simples custar caro para ser produzida.”

“Idéias simples não envelhecem”

É de suma importância que o publicitário pesquise sobre o produto a ser apresentado e encontre um diferencial diante das tantas possibilidades que o mercado já oferece. Muitas das vezes o simples é o diferencial. Ao apresentar vários filmes publicitários que foram bem sucedidos, Gustavo ressaltou o filme de 1987 da Folha de São Paulo que será colocado novamente no ar; um formato simples de publicidade e que por isso não perdeu sua validade, mesmo após 23 anos de sua criação.

Gustavo finaliza a palestra com uma frase de incentivo aos alunos:

“Sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno.”

E esse recado não vale somente para os futuros publicitários, não… Estudantes de todas as áreas, precisamos traçar uma meta e buscar na simplicidade a maneira mais prática de conquista. O segredo está na criatividade e na persistência. Sonhe grande!

Fonte da Notícia: Agncia Uva
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